quinta-feira, 27 de julho de 2023

Profecia cumprida? Raposas avistadas na Cidade Velha de Jerusalém em Tisha B'av


Num sinal claro da iminente reconstrução do Templo em Jerusalém, uma raposa foi avistada perto do Portão de Sião na Cidade Velha na noite de Tisha B'Av, o dia que assinala a destruição dos dois Templos.

A raposa foi fotografada por Barak Blumenthal, que visitava a cidade no dia auspicioso.

As raposas geralmente evitam cidades e áreas povoadas. O avistamento ocorreu quando Jerusalém estava cheia de pessoas que vinham assinalar o dia. Em 2019, várias raposas foram avistadas no Monte do Templo durante os nove dias de que antecederam o Nono de Av.

As raposas selvagens no local do Templo destruído são referidas especificamente no Talmude, que descreve raposas no Monte do Templo como um sinal de que Jerusalém será reconstruída. 

Este cenário preciso foi discutido no Talmude (Makkot 24b). Rabban Gamliel, Rabi Elazar ben Azaria, Rabi Joshua e Rabi Akiva subiram a Jerusalém. Quando chegaram ao Monte do Templo, viram uma raposa saindo do lugar do Santo dos Santos.

Os outros começaram a chorar, mas Rabi Akiva riu. O rabino Akiva perguntou aos rabinos porque é que eles choravam e eles explicaram que ver um animal selvagem num lugar tão sagrado era angustiante. O rabino Akiva observou que esse foi precisamente o motivo pelo qual ele riu. E explicou que o facto de a profecia de Urias relatada pelo profeta Miqueias ter acontecido era prova de que a profecia de Zacarias também aconteceria.

O profeta Miqueias descreveu a destruição total de Jerusalém:

Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém transformar-se-á em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque.

Miqueias 3:12

O profeta Zacarias descreveu o retorno de Jerusalém aos seus dias de glória:

Assim disse o Senhor dos Exércitos: Ainda haverá velhos e velhas nas praças de Yerushalayim, cada um com um cajado na mão por causa ae sua grande idade. E as praças da cidade ficarão cheias de meninos e meninas brincando nas praças. 

Zacarias 8-4

De facto, a raposa estava testemunhando a manifestação da profecia, pois a cidade estava cheia de judeus, jovens e velhos, desfrutando do que historicamente havia sido um dia de austeridade.

Traduzido de: 


"Explore conosco a antiga e misteriosa profecia do Talmude que aponta a aparição de uma raposa nas muralhas de Jerusalém como um sinal dos tempos finais. Um sinal que ganhou vida recentemente, provocando questionamentos sobre o que o futuro pode nos reservar. Junto a isso, discutiremos as declarações proféticas feitas ao ex-primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que parecem reforçar a crença de que estamos vivendo em tempos messiânicos. Assista agora e descubra a conexão entre essas profecias e os eventos atuais."





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.