Hoje é o dia mais triste da História dos Judeus. Ou melhor: foi ontem, mas assinala-se hoje, porque ontem foi Shabbat, o dia semanal de louvor a Deus, em que a tristeza não tem lugar. O dia 9 do mês Hebraico de Av assistiu a numerosas tragédias ao longo dos séculos. As mais conhecidas do público não judaico foram a destruição de ambos os Templos Sagrados em Jerusalém, a derrota na Batalha de Betar (contra os ocupantes Romanos), a expulsão dos judeus de Espanha e de Inglaterra e o começo das duas Guerras Mundiais.
O Segundo Templo era assim
Ininterruptamente desde a destruição do Segundo Templo pelos Romanos, os judeus choram a tragédia e rezam pela reconstrução do que será o Terceiro Templo, que eles esperam não venha a sofrer o mesmo destino dos dois anteriores.
Hoje em Jerusalém os judeus ainda não são livres de subir ao Monte do Templo, o local mais agrado do Judaísmo, ocupado pelos colonos muçulmanos. Só muito excepcionalmente lhes é permitida a entrada, sob a condição de não rezarem e sempre sob os impropérios e as agressões da turba islâmica.
Depois de esperarem durante horas no calor escaldante sem comida ou água, os peregrinos judeus que esperavam para entrar no Monte do Templo no dia em que lembra a destruição dos dois Templos,tiveram finalmente autorização para entrar:
Hoje há o vídeo, as transmissões em directo no Facebook e até as câmaras que transmitem em directo de vários locais de Jerusalém (nomeadamente do Kotel, conhecido como o Muro das Lamentações - esta é uma dessas câmaras).
Mas a estada ininterrupta há quase 4 milénios, dos judeus na Terra de Israel, tem sido documentada historicamente.
O dia 8 de Av e o luto pela destruição dos Templos é filmado desde que existem câmaras:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.