sábado, 9 de março de 2019

Cascatas de Israel


 Gan Hashesha (Sakhne)


Apesar de ser cerca de 4 vezes mais pequeno que o nosso pequeno Portugal, Israel tem uma variedade considerável de paisagens. 60% do país é deserto, e por isso é essa a imagem que lhe associamos. Mas os outros 40%, são bastante verdes, e têm até cataratas, que, não tendo a grandiosidade das do Niágara, do Iguaçu ou de Vitória, também não são nada de deitar fora:




10 fotos espectaculares de cascatas em Israel
Das colinas de Golan a Ein Gedi, Israel possui cataratas deliciosas e refrescantes, e agora é a estação para as aproveitar no seu melhor.
 ISRAEL 21c, 25 de Janeiro de 2018
O clima mediterrâneo de duas estações de Israel atinge o seu ápice a meio do Inverno. As colinas crestadas pelo implacável sol de Verão dão lugar às flores silvestres, que brotam quase imediatamente após as primeiras chuvas, seguidas logo depois por riachos e rios.

Para aqueles que gostam de molhar os pés (e tornozelos e joelhos também) ou apenas saborear os salpicos contra o rosto e os braços, Israel oferece uma variedade de cascatas facilmente acessíveis e imponentes.Os canais da bacia do Monte Hermon derretem a neve desde o pico mais alto de Israel até às Colinas de Golan, às Cataratas de Sa'ar, Banias e finalmente ao rio Jordão.


Cataratas de Sa'ar, nos Montes Golan


As Cataratas Sa'ar estão localizadas a poucos passos da junção das Estradas 99 e 989 nas Colinas de Golan, cerca de 4 km abaixo da Fortaleza de Nimrod.


O rio Sa'ar desce do Monte Hermon


A caminho do mar da Galileia, o rio Sa'ar desce do Monte Hermon antes de cair vertiginosamente numa série de quedas d'água, enquanto as quedas principais deixam cair a sua carga a cerca de 10 metros da bacia abaixo.

Há trilhos para caminhadas e uma ponte que oferece um excelente ponto de vista. Na estação seca, aproximadamente de Junho a Outubro, as quedas estão reduzidas a pequenas poças e, portanto, são mais visitadas durante os meses de Inverno.

A cascata de Banias é inquestionavelmente a mais poderosa de Israel, passando por um grande precipício e caindo ruidosamente de 10 metros de altura, por uma garganta íngreme de basalto.


 Banias é a cascata mais poderosa de Israel
 
A Reserva Natural de Banias requer uma taxa de admissão, mas vale a pena a curta caminhada até à moderna plataforma de madeira, para aproveitar esta vista espectacular.
Uma visita à Reserva Natural de Gamla, no centro dos Montes Golan, oferece um passeio pelas ruínas antigas, bem como a oportunidade de observar uma variedade de aves de rapina em voo. Uma agradável caminhada através de uma paisagem plana e aberta leva a outra das cascatas inspiradoras dos Golan, a mais alta cascata perene de Gamla.

 Gamla é a maior cascata perene de Israel
 

Uma das caminhadas mais espectaculares e favoráveis a famílias, em Israel, é a Reserva Natural do Riacho Ayun, no pântano da Galileia. O riacho tem a sua origem - e o nome - nas nascentes no Vale do Marj Ayoun, no sul do Líbano. O trilho sobe e passa por quatro cascatas impressionantes, começando pela entrada sul do parque, pouco antes de entrar na cidade de Metulla, onde passa sob as Quedas Tanur, de 30 metros.

 
As quedas de Tanur na reserva natural de Ayun

Após uma breve subida com vistas abrindo-se através dos pomares e das montanhas do norte da Galileia e do sul do Líbano, o trilho atinge as quedas d'água de Eshed, que medem cinco e nove metros de altura respectivamente.

Outros 20 minutos de caminhada levam às quedas de HaTachana, que derramam o seu fluxo de uma altura de 21 metros. O trilho termina logo acima da cascata Ayun, a nove metros de altura, sob a saída norte do parque.




Cataratas de HaTachana no norte da Galileia

Um local popular e refrescante nos meses de Verão na Galileia é a Reserva Fluvial Nachal Snir, a leste de Kiryat Shemona, ao longo da Rodovia 99.

Menos notável pelas suas quedas de água do que pelos desafios como uma caminhada pela água, o rio Snir é o mais longo dos afluentes do Jordão. Há inúmeras pequenas cascatas naturais e piscinas ao longo da rota densamente florestada.


Nachal Snir possui inúmeras cascatas


Mais ao sul, no extremo norte do vale do Jordão, encontra-se o Parque Nacional Gan HaShlosha, também conhecido pelo seu nome árabe, Sakhne, a cerca de 15 minutos a oeste de Beit She'an. Há um grande lago, popular entre os nadadores durante os meses de Primavera e Verão.

Para aqueles viajantes atraídos pela serenidade do deserto, Ein Gedi é alimentado por uma extraordinária nascente durante todo o ano que flui sobre duas cascatas notáveis.

Para aqueles com um pouco mais de energia e resistência, as Cataratas Escondidas, em Nachal Arugot, valem bem a caminhada de 90 minutos. Há piscinas infantis no caminho, bem como uma piscina refrescante e revigorante na base da queda principal.


Cataratas Escondidas em Nachal Arugot

Esta caminhada é popular durante todo o ano para grandes grupos. Se quiser mais sossego, planeie o passeio a partir do momento em que os portões do parque abrem, às 8 horas. Você não ficará desapontado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.